Horário de atendimento das 8h às 18h

NOVO ENSINO MÉDIO

Em 2022, mudanças consideráveis foram implementadas. Esta nova proposta, permite uma estrutura curricular mais flexível composta por uma Formação Geral Básica (FGB), Itinerários Formativos (IF) organizados em áreas do conhecimento. A organização do currículo foi desenvolvido a partir das competências e habilidades presentes da BNCC.

No Novo Ensino Médio o aluno tem autonomia para escolher a área de seu maior interesse para aprofundamento de estudos ou uma área de ensino técnico, para isso, será realizada a orientação para que sua escolha esteja atrelada aos seus interesses pessoais e ao seu projeto de vida. Estimulando, assim, o seu protagonismo. Vale a pena ressaltar que a escolha do aluno não deve ser considerada como definitiva, entretanto, deve ser viabilizada a possibilidade de mudar suas escolhas ao longo do Ensino Médio.

No Colégio, a organização dessa arquitetura curricular se efetivará com uma carga horária anual de 1.020 horas distribuídas em, ao menos, 200 dias letivos.

Aulas de campo

Considerando a relevância das interações do sujeito com o meio, o Colégio concebe as saídas pedagógicas, parte integrante do currículo em diferentes disciplinas, levando os alunos à transposição das teorias de sala de aula para as práticas de vida. São atividades favorecedoras de habilidades fundamentais para o senso de realidade, tais como:

• pesquisa de campo;
  • ampliação temática;
  • experimentação;
  • demonstração de aprendizagens;
  • produção cultural.

Olimpíadas acadêmicas

Com o objetivo de enriquecer ainda mais seus conhecimentos e aprendizagens, os alunos são sempre estimulados a participarem de competições externas.

Incluem-se nessa modalidades as olimpíadas acadêmicas em diferentes campos do conhecimento e os desafios nacionais acadêmicos, a cargo de comissões organizadoras em âmbito nacional.

Processo avaliativo

A avaliação do desempenho do aluno se desenvolve concomitantemente ao trabalho escolar. É organizado em trimestres. No decorrer deste período são utilizados recursos, metodologias e instrumentos diversos que buscam a regulação da aprendizagem.

Os alunos são avaliados em cada um dos objetivos propostos para os diferentes componentes curriculares. Para isso, são utilizados diferentes instrumentos e de diversos valores: provas objetivas; trabalhos individuais ou em grupo inter ou extra classe; seminários, provas práticas: execução de tarefa real ou simulada; provas orais individuais ou em grupo; atividades no caderno; auto avaliação; elaboração/confecção de material; relatórios; pesquisa de campo; pesquisa via internet; provas com consultas; provas em dupla.

Caso o aluno não atinja média superior ou igual a 65 ou se atingiu e desejar, será encaminhado a avaliação de recuperação, que será realizada em momentos previamente calendarizados e possibilita a apreensão de conteúdos básicos.   Sempre prevalece o resultado maior.

Material didático com referência em educação

O Poliedro oferece recursos que estimulam os estudantes a desenvolver seu potencial e alcançar seus objetivos. É formação integral de verdade, com apoio individualizado.

Acesse o site da Poliedro Educação e saiba mais sobre nossa metodologia de ensino: https://www.poliedroeducacao.com.br.

Gostou da nossa proposta?

Agende uma visita para conhecer melhor nossa proposta e nossa estrutura física.​
Saiba como fazer sua matrícula no Colégio Villasboas.​

Damos valor à sua privacidade

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.