ENSINO MÉDIO

Propicia ao estudante aprofundar os conhecimentos adquiridos nos segmentos anteriores, além da preparação básica para o trabalho e a cidadania, consolidando a formação ética e a autonomia intelectual; a capacidade empreendedora e o bem-estar do indivíduo na comunidade.

Em linhas gerais, o Ensino Médio (concebido como etapa conclusiva da educação básica) organiza-se de modo a promover o desenvolvimento das seguintes capacidades nos alunos:

•    aprofundamento de conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento e formação de repertório para ingresso no ensino superior;

•    desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho;

•    desenvolvimento da cidadania, com o reconhecimento de direitos e deveres;

•    desenvolvimento da dimensão humana, incluindo-se a formação ética, a autonomia intelectual e o espírito crítico;

•    compreensão dos marcos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, superando a dicotomia da teoria e da prática;

•    domínio de códigos e formas contemporâneas de linguagem;

•    apropriação de conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários à humanização da ciência e à revitalização de valores universais;

•    compreensão do significado da Ciência, das Letras e das Artes nos processos de transformação social e cultural;

•    consolidação de conceitos éticos, morais e cívicos trabalhados ao longo da formação escolar.

Matutino

De segunda a sexta-feira
das 7h20min às 12h10min

Vespertino

Terça e quinta-feira
das 14h15min às 17h25min

Componentes Extracurriculares

Diversificada

Aulas de Campo

Considerando a relevância das interações do sujeito com o meio, o Colégio concebe as saídas pedagógicas, parte integrante do currículo em diferentes disciplinas, levando os alunos à transposição das teorias de sala de aula para as práticas de vida. São atividades favorecedoras de habilidades fundamentais para o senso de realidade, tais como:

• pesquisa de campo;
  • ampliação temática;
  • experimentação;
  • demonstração de aprendizagens;
  • produção cultural.

Olimpíadas Acadêmicas

Com o objetivo de enriquecer ainda mais seus conhecimentos e aprendizagens, os alunos são sempre estimulados a participarem de competições externas.

Incluem-se nessa modalidades as olimpíadas acadêmicas em diferentes campos do conhecimento e os desafios nacionais acadêmicos, a cargo de comissões organizadoras em âmbito nacional.

Monitoramento

O monitoramento, por si só, não garante superação de dificuldades pedagógicas mais acentuadas, mas constitui uma ferramenta propiciadora da elevação da autoestima dos alunos e de sua autoconsciência para potencialidades e limitações. Não há compromisso do programa com alteração de notas registradas nem com a projeção de resultados mais favoráveis, embora seja uma expectativa palpável para muitos participantes que, a partir de seu ingresso no programa, aprimoram hábitos de estudo e tendem à formação continuada.

Monitoramento

A avaliação do desempenho do aluno se desenvolve concomitantemente ao trabalho escolar. É organizado em trimestres. No decorrer deste período são utilizados recursos, metodologias e instrumentos diversos que buscam a regulação da aprendizagem.

Os alunos são avaliados em cada um dos objetivos propostos para os diferentes componentes curriculares. Para isso, são utilizados diferentes instrumentos e de diversos valores: provas objetivas; trabalhos individuais ou em grupo inter ou extra classe; seminários, provas práticas: execução de tarefa real ou simulada; provas orais individuais ou em grupo; atividades no caderno; auto avaliação; elaboração/confecção de material; relatórios; pesquisa de campo; pesquisa via internet; provas com consultas; provas em dupla.

Caso o aluno não atinja média superior ou igual a 7,0 ou se atingiu e desejar, será encaminhado a avaliação de recuperação, que será realizada em momentos previamente calendarizados e possibilita a apreensão de conteúdos básicos.   Sempre prevalece o resultado maior.

Gostou da nossa proposta?

Agende uma visita para conhecer melhor nossa proposta e nossa estrutura física.
Saiba como fazer sua matrícula no Colégio Villasboas.