ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS E FINAIS
Projetos envolvendo vários componentes curriculares, e conteúdos específicos de cada um, fazem parte do cotidiano desse período, em que as potencialidades dos alunos são intensamente desenvolvidas propiciando uma formação crítica, ética e criativa.
Do 1º ao 5º Ano
Componentes curriculares:
- Língua portuguesa;
- Matemática;
- Ciências;
- Geografia;
- Inglês;
- História;
- Arte;
- Educação física.
Componentes extracurriculares:
- Musicalização (1ºano);
- Balcão de redação;
- Projeto de vida;
- Festa cultural;
- Mostra científica;
- Mostra literária.
Do 6º ao 9º Ano
Trabalhamos com uma carga horária maior, 30 aulas semanais, possibilitando intensificando os estudos referentes aos componentes curriculares:
- Arte;
- Educação física;
- Ciências;
- Língua portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Inglês;
- Geografia;
- Filosofia.
Componentes extracurriculares:
- Projeto de vida;
- Balcão de redação;
- Olimpíada acadêmica;
- Festa cultural;
- Mostra científica;
- Mostra literária.
Tarefas de casa
São de acordo com cada componente curricular e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, com a participação ativa do responsável pelo aluno.
Deve ser feita pelo aluno, e de acordo com as instruções dos professores. Em caso de dúvidas, o aluno deverá consultar suas anotações e tentar resolver. Se a tarefa encaminhada estiver impossível de ser realizada, deve ser devolvida ao professor, com as devidas observações da família.
Aos pais cabe prover local, tempo e material adequado para sua realização e uma parceria de cumplicidade. Apoiar seu filho, ajudá-lo a se sentir segura, a pensar, mas nunca tomar seu lugar.
Processo avaliativo
A avaliação do desempenho dos alunos se desenvolve concomitantemente ao trabalho escolar. É organizado por trimestres.
Os alunos são avaliados em cada um dos objetivos propostos, para os diferentes componentes curriculares. Para isso, são utilizados diversos instrumentos e valores.
Monitoramento
O monitoramento, por si só, não garante superação de dificuldades pedagógicas mais acentuadas, mas constitui uma ferramenta propiciadora da elevação da autoestima dos alunos e de sua autoconsciência para potencialidades e limitações. Não há compromisso do programa com alteração de notas registradas nem com a projeção de resultados mais favoráveis, embora seja uma expectativa palpável para muitos participantes que, a partir de seu ingresso no programa, aprimoram hábitos de estudo e tendem à formação continuada.