Propicia ao estudante aprofundar os conhecimentos adquiridos nos segmentos anteriores, além da preparação básica para o trabalho e a cidadania, consolidando a formação ética e a autonomia intelectual; a capacidade empreendedora e o bem-estar do indivíduo na comunidade.

Em linhas gerais, o Ensino Médio (concebido como etapa conclusiva da educação básica) organiza-se de modo a promover o desenvolvimento das seguintes capacidades nos alunos:

•    aprofundamento de conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento e formação de repertório para ingresso no ensino superior;

•    desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho;

•    desenvolvimento da cidadania, com o reconhecimento de direitos e deveres;

•    desenvolvimento da dimensão humana, incluindo-se a formação ética, a autonomia intelectual e o espírito crítico;

•    compreensão dos marcos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, superando a dicotomia da teoria e da prática;

•    domínio de códigos e formas contemporâneas de linguagem;

•    apropriação de conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários à humanização da ciência e à revitalização de valores universais;

•    compreensão do significado da Ciência, das Letras e das Artes nos processos de transformação social e cultural;

•    consolidação de conceitos éticos, morais e cívicos trabalhados ao longo da formação escolar.

 

HORÁRIOS

Horário de aula matutino 7h20min às 12h10min – de 2ª à 6ª feira

Horário de aula vespertino 14h15min às 17h25min – 3ª e 5ª feira

 

 

COMPONENTES CURRICULARES

Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

 

 

DIVERSIFICADA

Língua Inglesa, Língua Espanhola e OPEE

 

 

AULAS DE CAMPO

Considerando a relevância das interações do sujeito com o meio, o Colégio concebe as saídas pedagógicas, parte integrante do currículo em diferentes disciplinas, levando os alunos à transposição das teorias de sala de aula para as práticas de vida. São atividades favorecedoras de habilidades fundamentais para o senso de realidade, tais como: pesquisa de campo, ampliação temática, experimentação, demonstração de aprendizagens, produção cultural.

 

 

OLIMPIADAS ACADÊMICAS

Com o objetivo de enriquecer ainda mais seus conhecimentos e aprendizagens, os alunos são sempre estimulados a participarem de competições externas.

Incluem-se nessa modalidades as olimpíadas acadêmicas em diferentes campos do conhecimento e os desafios nacionais acadêmicos, a cargo de comissões organizadoras em âmbito nacional.

 

 

MONITORAMENTO

O monitoramento, por si só, não garante superação de dificuldades pedagógicas mais acentuadas, mas constitui uma ferramenta propiciadora da elevação da autoestima dos alunos e de sua autoconsciência para potencialidades e limitações. Não há compromisso do programa com alteração de notas registradas nem com a projeção de resultados mais favoráveis, embora seja uma expectativa palpável para muitos participantes que, a partir de seu ingresso no programa, aprimoram hábitos de estudo e tendem à formação continuada.

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho do aluno se desenvolve concomitantemente ao trabalho escolar. É organizado em trimestres. No decorrer deste período são utilizados recursos, metodologias e instrumentos diversos que buscam a regulação da aprendizagem. Os alunos são avaliados em cada um dos objetivos propostos para os diferentes componentes curriculares. Para isso, são utilizados diferentes instrumentos e de diversos valores: provas objetivas; trabalhos individuais ou em grupo inter ou extra classe; seminários, provas práticas: execução de tarefa real ou simulada; provas orais individuais ou em grupo; atividades no caderno; auto avaliação; elaboração/confecção de material; relatórios; pesquisa de campo; pesquisa via internet; provas com consultas; provas em dupla. Caso o aluno não atinja média superior ou igual a 7,0 ou se atingiu e desejar, será encaminhado a avaliação de recuperação, que será realizada em momentos previamente calendarizados e possibilita a apreensão de conteúdos básicos.   Sempre prevalece o resultado maior.  

 

 

MATERIAL DIDÁTICO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Colégio Villasboas e Sistema de Ensino Poliedro, juntos, buscamos construir um país melhor por meio de uma educação de qualidade.

Os livros da Coleção Poliedro foram elaborados de acordo com as mais atuais reflexões em Educação. Estimulam a construção interativa do conhecimento, seu uso social, a investigação, a reflexão e a criatividade à partir de um enfoque na educação empreendedora e ética, e dos trabalhos conceituais, procedimentais e atitudinais voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Apresenta uma proposta pedagógica pautada no desenvolvimento de habilidades e competências, por meio de um programa que habilita o aluno a enfrentar os mais diversos desafios e que pode ser moldado, em resposta às necessidades especificas aos inúmeros modelos de vestibulares praticados pelas universidades.

Presente em todas as regiões do Brasil e, há mais de 15 anos, tem levado soluções educacionais para colégios dos quatro cantos do país.

No vestibular 2018, por exemplo, chegaram perto de 14.779 aprovações (10.475 delas para faculdades públicas) em 521 instituições. É o Sistema com mais aprovados no ITA – já são 786 aprovados em 22 anos – e na Medicina da USP Pinheiros – com 83 aprovados no último vestibular.