Em 1992, o Colégio Villasboas, antes Pré-Escola Tindolelê, celebrou o ponto de partida de sua travessia pedagógico-educativa, tendo por ideário a construção de uma escola inovadora no segmento da Educação Infantil.

Alunos e famílias do Jardim Coliseu e demais bairros vizinhos foram convidados para se integrar a uma comunidade escolar que priorizasse a reflexão, produção e criatividade, em lugar da mera repetição de modelos.

Iniciamos nossa trajetória com 13 alunos e no ano seguinte encerramos o ano com 57. Daí para frente cada ano que iniciava tínhamos em nossa escola novas crianças, aumentando gradativamente nossa expectativa em fazer de nossos ideais realidade.

Para conciliar a sublimidade do nosso desejo com a lógica da nossa ação, vimos modelando um espaço físico cada vez mais flexível; investindo na formação contínua de nossos profissionais; instrumentalizando nossa atuação em pautas legítimas e contextualizadas.

Entramos, em 2019, no nosso 27º ano de funcionamento e o que foi concebido a princípio transformou-se substancialmente, e vem se transformando a cada ano, agora de Escola passamos para Colégio.